Doces Delícias

Meados da década de 70...
Desde muito pequena, quando ainda tinha 05 anos de idade, descobri o enorme prazer que me dava em brincar com um simples papeiro sujo de papa e um pano de coar café que todo dia era sagrado pra mim lavar!
Passado alguns anos chegou a fase de me perguntar: O que serei quando crescer? Era a tal da " saga " que tive que passar para descobrir que caminho profissional seguir na vida!!!
O que seria mais rentável? ou o que me proporcionasse maior satisfação?
Meu sonho de infância era ser médica! Massss o que me realizava em todos os sentidos era estar na cozinha.
Os aromas que surgiam naquela alquimia de ingredientes, juntamente com o " segredinho " das cozinheiras de mãos cheias como minha avó, minha mãe e minhas tias, que sempre se juntavam nos fins de semana, me enchiam cada vez mais dúvidas...afinal, eu amava e amo muito tudo isso...apesar de ser muita chata para comer - não como de tudo, nem que qualquer pessoa faça, por exemplo, bife de fígado só se eu fizer ou da minha ex sogra, pq nem o da minha mãe eu como, galinha guisada só o da minha mãe ou a minha, carne sem gorduras, pão só com manteiga,ovo, queijo, com margarina nem pensar... arghhhhh
Não segui profissionalmente nenhuma das duas vocações ... escolhi simplesmente cozinhar por cozinhar, cozinhar por querer descobrir num simples prato, a origem ,tradição,a história que são contadas em torno desse ato tão simples, mas ao mesmo tempo tão sublime, tão majestoso, diria até que se trata de um universo Mágico !!!!...
Aí então surgiu a idéia de criar um blog, e a idéia nasceu do desejo de compartilhar um pouco de mim mesma e a paixão que tenho pela arte de cozinhar...Desde as mais simples refeições até as mais sofisticadas, seguindo à risca as receitas mas também sempre com o meu toque pessoal.
Aqui quero dar e receber dicas, trocar informações, compartilhar experiências, e que todos possam fazer bom uso dele, que foi feito com muito carinho!!!
Aproveitem!!!!

Farofa de carne de sol


Vamos  começar com uma receitinha bem simples mas muito saborosa, para quem como todo bom nordestino como eu ...adora uma farofa.

Ingredientes:
2 col.  sopa de manteiga de garrafa ( pode se substituir por manteiga comum, sem sal)
2 col. de sopa de  óleo
1 dente de alho amassado
1/2  cebola média picadinha
350 gr de carne de sol cozida e desfiada grosseiramente 
Sal a gosto
1 col. café rasa de colorau
farinha de mandioca o quanto baste( + ou - 1 e 1/2  xícara de chá)
coentro picado

Numa frigideira, em fogo baixo, leve a manteiga e o óleo para derreter e frite a cebola e  o alho amassado, deixe dourar levemente, acrescente a carne desfiada e misture bem. Junte o colorau, misture e vá acrescentando a farinha ao seu gosto ( a quantidade vai depender se gostar de uma farofa mais úmida ou mais sequinha).Por último,acrescente o sal a seu gosto ( com cuidado, pois a carne, manteiga são salgados),e acrescente o coentro ,misture bem e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário